🔺⟾ “Pense com clareza, fale com brandura, proceda com decisão.” (Giov. D'And.) ⟽🔺
Não tenha você uma atitude mental tal um vai-e-vem, um disse-me-disse, num lusco-fusco, de dúvida entre claridade e sombra... Ora pensando que sim, começando a agir no sim, depois simplesmente entrando em disfaçada confusão mental, que, consumido nesta rotina, de nossa "Era da Pressa" (onde tudo aconteceria mais rápido sem o sentimendo de pressa), nem você mesmo reparou, esgueirando-se dentro de si mesmo e dentro de qualquer ambiente, que parece mal lhe caber, agindo, de outra feita, como um "não", ainda que as palavras pareçam o "sim".
Paradoxal e confusamente não sabe se sim ou sim, não se sabe se não. Quase nunca um sim ou raramente um não, por não filtrar as informações com clareza... Sabe-se "sim" com dificuldade ou resolve pelo "não" sem certeza. Confuso...
Tampouco coloque a culpa em outrem qualquer, como se ele fosse o dono de sua razão, por ter lhe apresentado aparências de solução para caso qualquer de decisão unicamente sua. Pois somente você, dentro das possibilidades que seu trecho de ambiente social lhe apresenta, tem a chave de seu próprio destino.
Seja da paz, da tranquilidade, da boa vizinhança. É tudo sempre muito fácil, bastando única e simplesmente que sua mente se acalme e você coordene, ainda que com o máximo de velocidade, um assunto de cada vez; ou se é capaz de coordenar vários pensamentos diferentes e tomar decisões de muitos assuntos de uma só vez, seja claro na transmissão da informação e brando ao solicitar ajuda, ainda que pague por ela, tendo um ou mais indivíduo (pessoa normal que ri e chora) na condição de seu subordinado.
Converse com você mesmo, em pensamento, que seja, numa atitude informal de coração espontâneo que fala sem pensar e não com frases decoradas em fórmulas filosóficas ou religiosas ou eivadas de modismo vulgar. Fale de si para consigo, como ao amigo confidente que nunca lhe traiu, e tudo se resolverá dentro de você. Depois disso, claro, conte um pouco com o devido tempo de solução, caso empreenda esforços no sentido da boa conclusão; para que, conhecendo-se a si mesmo, aja, conforme pensa, ainda que pareça agir diferente de como pensa, aos olhos daquele que lhe olha e enxerga apenas o que quer ver. Assim procedendo, sempre conseguirá um grama, gota, ou centímetro a mais de paz em sua mente, cujo resultado saudável no corpo físico, já foi comprovado em inúmeras pesquisas científicas com este intuito.
Aclare-se dentro de si, para que sua mente avance clara, com a luminosidade matinal de um bom e saudável início de verão, quando os primeiros raios de sol inundam sua face e corpo, tornando-a, sua mente, menos obscura por todos os anos de sua vida, a espalhar "utilidade social" por onde transitar...