Algo Sobre Leonardo da Vinci, por Giov. D'And.
Salvator Mundi - Autorretrato (inspiração) de Da Vinci |
A universalidade do loiro/ruivo Leonardo Da Vinci (1452 - 1519) retratado em seu autorretrato acima, tal "Salvator Mundi" foi o assombro de sua geração. O alcance de suas atividades artísticas, mentais e morais atingiu o mundo inteiro. Tentou criar novamente a beleza, medir sua imensidade e interpretar seu mistério. Foi, ao mesmo tempo, escultor, pintor, arquiteto, engenheiro, músico, anatomista, matemático, naturalista, inventor, astrônomo e filósofo. Ao morrer deixou cinco mil páginas de manuscritos inéditos. Um ligeiro golpe de vista a uma das cinquentas apenas dessas cinco mil páginas serviria talvez coimo a melhor introdução à versatilidade de seu cérebro.
Vejamos, portanto, uma lista parcial dos assuntos que Leonardo inclui nessas cinquenta páginas: fábulas antigas e filosofia medieval; as causas das marés no mar e o movimento do ar nos pulmões; a medição das terras e a distância entre a Terra e o Sol; os hábitos noturnos da coruja e as leis da física da visão humana; a natureza da chama e a fórmula de traçar um círculo; a lei da gravidade e o rítmico balanço das árvores com o vento; o plano de uma máquina voadora e uma prescrição médica para pedras na bexiga; um processo de natação (Leonardo era nadador?) com um colete de couro inflado e um ensaio sobre luz e sombra; o desenho de um parque diversões e uma nova aplicação das máquinas de guerra; uma receita para fazer perfumes e uma lista de originais teoremas geométricos; uma série de estudos hidráulicos sobre a pressão da água nas fontes; uma quantidade de observações sobre os hábitos dos pássaros e dos animais; um artigo sobre gado; um projeto de uso do vapor como um meio de propulsão; um capítulo de máximas originais e um estudo sobre a natureza da lua.
Isso representa uma quinta parte dos assuntos tratados em apenas cinquenta das cinco mil páginas das anotações de Leonardo.
Desde criança deslumbrava a todos com sua beleza de ruivo. Os atalhos rochosos da propriedade exercitavam o corpo do menino (Leonardo fazia trilha e caminhada?). Com seus cabelos dourados parecia um anjo que cantava divinamente, tendo aprendido cedo a acompanhar-se ao alaúde e, improvisando as palavras e a música, causava assombro. Apesar de sua secreta modéstia e sua inata simplicidade, apresentou-se como um elegante cavalheiro, sempre bem vestido e um incomparável senhor de grandes conhecimentos: "um jovem deus, vivendo por algum tempo entre os mortais".
O esplendor da sua equilibrada feição, serenava os ânimos, inclusive os melancólicos e sua eloquência era capaz de convencer a todos de qualquer coisa. Sua força era tão violenta que com a mão direita torcia um ferro de campainha de um portão e um ferro de cavalo como se fosse chumbo.
Aos trinta e um anos enviou ao cunhado de Isabel d'Este uma carta que enumerava alguns de seus talentos e possibilidades de realizações, carta essa que somente poderia ter sido escrita por um louco ou gênio. Ao invés de sofrer qualquer tipo de reprimenda, foi contratado por vinte anos. Neste trabalho Da Vinci foi engenheiro oficial e mestre de cerimônias, planejando entretenimentos, escrevendo música, pintando cenário, desenhando os costumes (moda?), desempenhando papel principal na representação da corte, na vida agitada da época. Impressionou os cavalheiros e e encantou as damas da corte de Milão.
Da Vinci dividiu seu tempo entre a arte e a ciência, destacando-se em ambas, portanto, muito além da arte, sua criatividade desenvolveu incontáveis projetos científicos de natureza variada, inclusive na maquinaria bélica, tendo ainda, para a humanidade elevado a Medicina em altos patamares dessa cultura das mais importantes para cada habitante planetário.
Escreveu fábulas e alegorias. De bem com a vida e absolutamente esclarecido da ciência social e suas verdades, com a frase a seguir entendemos também o aspecto moral de sua mente, que além de elogiar, ensinar e incentivar muitos, reprovava genérica e impessoalmente outros: Algumas pessoas "não são nada mais do que caminhos para alimento, aumentadores de imundície e enchedores de privadas".
Com a ascensão de Ludovico Sforza a duque de Milão, em 1494, na grande cerimônia Leonardo foi convidado a tocar a lira. Ele, na condição de luthier levou seu instrumento, para que a harmonia fosse mais alta e sonora, tendo superado todos os músicos que participavam do concurso. Além disso, era o melhor declamador de rimas de improviso.
Estudo para Monumento Equestre, Da Vinci |
Francesco era filho bastardo de Leonardo com Isabel d'Este (1474 - 1539), criado por Gerolamo Melzi, que o batizou e criou até os 10 anos de idade. Francesco tinha um relacionamento mais como filho e pai do que como aprendiz e mestre, e este foi o primeiro responsável por coletar, organizar e preservar as anotações sobre a pintura de Leonardo.
Isabel, por sua vez, era casada com Francisco II Gonzaga, que teve um longo relacionamento com Lucrécia Borgia e, posteriormente, faleceu por sífilis contraído de prostitutas. Isabel D'Este foi uma das líderes femininas da Renascença italiana e figura cultural e política de destaque. Dotada de conhecimentos em História e em línguas, tais como grego e latim, além disso era uma patrona das artes e líder da moda, cujo estilo era copiado por mulheres na Itália e França. Por um tempo governou Mântua e posteriormente foi Regente tendo seu filho Frederico II Gonzaga como Marquês.
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O monólogo do artista passa a estabelecer diálogo com o público quando sua arte é comentada...