![]() |
Atenodoro de Rodes, Nascido em Creta, Escultor do Colosso, Cresceu o Cabelo e foi para Nazaré. |
![]() |
O grupo Laocoonte, de Atenodoro de Rodes, Agessandro e Polidoro é descrito por Caio Plínio Segundo - Plínio, o Velho, no volume 36 da sua História Natural. Datação entre 27 a.C. - 68 d.C. |
Comecemos do início. A contagem a partir do zero (0), que divide a história da humanidade em a.C. e d.C. começou a contar no dia do nascimento de Jesus, sendo que em 25 de dezembro que temos como o Natal e a comemoração de seu aniversário, vez quea Igreja quis que não coincidisse com outras datas festivas. Por outro lado, o ano começa em primeiro (1º) de janeiro. O que já causa estranheza esta contagem.
Sobre Jesus? Primeiro olhemos para a base que nos embasa...
PSIQUIATRIA: Eu tive a oportunidade de trabalhar no sentido de criar frases e textos através da transcrição da fala a partir de hipnoses com regressões de memória em quantidade variada em muitas pessoas, o que foi muito gratificante no sentido de rever a história da humanidade, até porque a verdade sempre deve estar em vários lugares ao mesmo tempo e essa verdade "uníssona" veio das mentes das muitas pessoas.
Ou seja, se os relatos aumentarem, retorno aqui para somar em letras elucidativas sobre Jesus (nome adotado por Ele por cerca de três anos, sobre os outros nomes ou escrevo em outro local). Incrível, parece que este tempo de apenas três anos O diminui, mas não pelo contrário, pois Ele é a base da maioria das igrejas e filosofias que contêm algo que equivalha ao significado respeitoso da expressão "AMOR FRATERNAL". Sob outro aspecto, mesmo com outros nomes, Ele não deixou de ser quem Ele é. Se em Nazaré, a balbúrdia se resvalou em crimes contra a honra e até mesmo numa condenação pública para Este inocente, então é natural que troque de nome para se proteger de novos ataques naquelas épocas de menos civilização.
Obtivemos informações vindas de mentes de pessoas com características de memorização adversas. Algumas se ativeram às características físicas, outras no amor maternal, outras numa espécie de repulsa por tudo que todos consideram bem e bom e com condutas não racionais de acordo com a maioria da população da humanidade ao longo dos milênios. Já outros, na época eram meros observadores à distância encantados com os relatos de cura, a propagação do Evangelho etc. Cada qual com sua ótica que lhe é peculiar, num misto de datas: do hoje, da época relatada e de todas as outras datas conhecidas e vivenciadas por cada um dos que colaboraram (que eu aproveito para agradecer) em que o caráter e a inteligência vão se alterando pelos milênios.
Sobre longevidade, além de Matusalém, outros homens tiveram idades muito elevadas. Há relatos, na Bíblia, de pessoas que viveram mais de 900 anos enquanto outras chegaram perto disso, seja qual o for a contagem dos anos. Os homens que mais viveram estão relatados no livro de Gênesis, tendo estes a seguir vividos o número de anos que está aqui escrito, em ordem decrescente, entre parênteses: Matusalém (969 anos); Jarede (962 anos); Noé (950 anos); Adão (930 anos); Sete (912 anos); Cainã (910 anos); Enos (905 anos); Maalalel (895 anos); Lameque (777 anos); Sem (600 anos) e Enoque (365 anos). Também tem relato sobre Melquisedeque que parece ser sem origem e sem final.
Entendemos que Jesus tinha consciência de, na vida na Terra, em suas reencarnações pregressas ter vivido um número de anos considerável nesse sentido, mas por isso Ele (não é exceção, é só mais um dentre muitos, inclusive contando os que nunca foram relatados), que, pelo óbvio, adotou naturalmente a mudança de nome, vez que o envelhecimento não corresponde de igual monta com os anos vividos e causa uma não correspondência entre a idade e a aparência física. Além do fato de haver inimigos gratuitos, sem correspondência da parte dele, embora tenha sido necessário se defender.
A partir de regressões de memórias, entendemos que a mãe de Atenodoro de Rodes, saiu da alta nobreza romana e foi tê-Lo em Creta, com receio da matança dos próximos nascituros a partir de um sonho dela mesma que contou que o dito "Messias" nasceria na Terra. Ela se valeu de uma irmã, em Rodes, de uma amiga muito querida dela, de Roma. Com cerca de 4 (quatro) anos, com aparência de 8 (oito) anos, foi para Rodes. Com 12 (doze) anos, Atenodoro, esteve a passeio em Nazaré e também esteve em Jerusalém e ficou desaparecido e posteriormente foi esclarecido que ficou conversando com alguns idosos.
"Aos doze anos de idade, Jesus visitou Jerusalém e o templo na Páscoa, onde passou três dias ouvindo os mestres e fazendo perguntas. Os instrutores ficaram surpresos de ver Jesus saber tanto sobre Deus e as coisas escritas na Bíblia." (Lucas 2:42–51).
Retornou para Grécia, mais especificamente em Rodes e escultor desde criança, com cerca de 18 (dezoito) anos, contratou cerca de 600 (seiscentos) operários para desbastar a maior pedra que conseguiu, que media 43,8 (quarenta e três vírgula oito) metros de comprimento e nela Ele desenhou o chamado "Colosso de Rodes" com 40 (quarenta) metros, "porque não poderia arriscar que errassem ao desbastar o material" único, sem adaptações, inteiriço. Não considerei a natureza do material, entendi ser "um mármore do mais alto nível", porém sabemos que existem vários tipos de pedras, cuja classificação veio a acontecer ao longo dos séculos.
![]() |
O Colosso de Rodes |
Passados cerca de exaustivos e laboriosos 10 (dez) anos, transportaram a obra escultórica para o local onde seria instalado o Colosso e o içaram para que permanecesse em pé. Durante este período de 10 (dez) da construção, foram anos de "vacas gordas", em que houve grande fartura em toda a terra de Rodes e arredores, considerando as famílias dos operários, onde estivessem. Inauguraram o Colosso de Rodes.
Inauguraram e pouco depois a notícia alvissareira chegou na Itália, Grécia, Egito, Israel etc pelos viajantes comuns da época. Chegando aos ouvidos do desconhecido Simão Cirineu, que se passava por irmão ou amigo do escultor e, óbvio, parente da família deste, então, no dia seguinte, este tomou a triste decisão de destruir a escultura colossal, no intuito de destruir Atenodoro (nome do escultor, sem utilização do sobrenome da nobreza), sua reputação pública como alguém que gerava empregos e trazia o bem-estar social em larga monta, cujo povo que se beneficiava naturalmente gostava dele; para posteriormente, destruir o pai da nobreza que esteve ou estava no poder e tomar o Império (sendo necessário ou não assassinar o pai e a mãe também).
![]() |
Colosso de Rodes e Cabeça - Atenodoro de Rodes |
Para este desiderato, contratou mais de 50 (cinquenta) operários, sendo que cerca de 40 (quarenta) foram efetivamente destruir e começaram de imediato, o que durou mais de 1 (um) mês para destruir, a partir da base da escultura, tendo início cerca de 3 (três) meses após a inauguração. Atenodoro, por sua vez, ao constatar a destruição do Colosso e sabedor que nada mais havia a fazer, encomendou a escultura de uma cabeça para tentar que centenas de operários tivessem um bom emprego por mais cerca de 2,5 anos (dois anos e meio) e, em seguida, foi para o Egito a passeio e a trabalho por pouco tempo.
Além disso, para destruir a vida de Atenodoro de Rodes, Simão contratou pessoas (pagou a elas?) para destruindo a realidade, por exemplo, inventar histórias inexistentes, como outro nome para assinar a autoria do Colosso de Rodes, como o Carés do local de Lindos, assim como inventou ser parente de Atenodoro/Jesus.
Sobre as características físicas, ficou patente que era moreno de sol, de olhos bem claros, confundindo entre o verde e o azul, forte, saudável, com altura de 2,36 (dois vírgula trinta e seis) metros, sendo que Atenodoro) de cabelo antes de chegar ao ombro, ultrapassou os ombros na época em que (já com o nome de Jesus) foi para Nazaré. Por enquanto, o melhor autorretrato que achei foi o do Priapo (pseudônimo artístico em Pompéia, vez que Ele não vendia sexo, somente obras de arte, inclusive com o exagero solicitado pelos compradores).
Atenodoro de Rodes, escultor e pintor de profissão, além de dominar outras profissões com madeira, ferragem etc, nascido em Creta, adotou (pelo menos) outros 4 nomes: Priapo (pseudônimo), Heleno, Salazar e Jesus (de Nazaré)... Repare que aqui não contamos a história completa, pelo óbvio. Com qualquer nome, realizou mais de uma centena de esculturas, além de pinturas.
Após retorno do Egito, sem passar por Rodes, foi para Nazaré, fez uma pequena escultura e presenteou sua mãe e principalmente trabalhou gratuitamente com medicina não ortodoxa na cura de enfermos de toda ordem, com algumas relatadas na Bíblia.
Lá, Este inocente Atenodoro, já com o nome de Jesus, foi perseguido injustamente, durante o reinado de Tibério Cláudio Nero César que, na província romana da Judeia, supostamente Jesus foi crucificado.
Mas, na verdade, enquanto Simão Cireneu foi ordenado a trocar de lugar com Jesus (vez que ele que era o principal autor dos atos atribuídos a Jesus) e crucificado no lugar de Jesus, embora perante o público foi Este que não foi absolvido. Pôncio Pilatos que já conhecia Jesus fez essa troca de réus, enquanto Jesus nem foi açoitado pelas chibatadas anteriores à crucificação que também couberam ao Simão. Jesus não sofreu um único arranhão. Fez-se a JUSTIÇA DIVINA, quando Deus colocou sua destra na fronte de Pilatos. E... Jesus está e sempre esteve liberto, feliz e abençoado por Ele mesmo e por Deus, pela eternidade que se passa, mas não se acaba.
Enquanto Deus obrou, Jesus não ficou parado. Embora o amor no coração e nem precisar perdoar (uma ou sete vezes setenta vezes - Mateus 18:21-22), vez que Ele não se sentiu ofendido ou magoado, preferiu defender a sociedade e o cristianismo recém divulgado; para isso, levou 10 (dez) dos 12 (doze) apóstolos (deixando João Evangelista com sua mãe) após a crucificação de Simão e retornou para sozinho "livrar-nos de todos os males" em definitivo desembainhando a espada que: Levando para pátria espiritual 70 (setenta) criminosos (cerca de 40 - quarenta são as pessoas que ajudavam muito a ele, que dentre outros crimes matavam a esmo, desmantelando muitas famílias ao redor desses. Com táticas da guerra, fez parecer que 10 (dez) perseguidores, era os 10 apóstolos que foram assassinados, para se evitar nova perseguição. Resolveu com Judas dessa forma também, fazendo parecer suicídio, vez que com ou sem intenção deste, um resultado funesto (a partir não somente do ato conhecido por todos como "traição", mas por todos os seus atos) que colocaria em risco a história verdadeira, a vivência (não a história contada) da humanidade em termos de AMOR FRATERNAL, que está acima de qualquer valor e qualquer lição que a humanidade possa receber, pelos milênios que viriam, vieram e ainda virão.
![]() |
Gravura do Grupo Laocoonte com a escultura intacta. |
![]() |
Colosso de Rodes Construído e Destruído |
POMPEII ET HERCULANEUM: Iesus recreavit et dedicat has urbes Graeciae. Giov. D'And.
PS. Alguns arquivos de fotos foram extraídos da internet.
.x.x.x.
APÓS ALGUNS ANOS EM POMPÉIA, JESUS NOVAMENTE CAMINHOU PARA AS MARGENS DO RIO JORDÃO ONDE FOI BATIZADO...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O monólogo do artista passa a estabelecer diálogo com o público quando sua arte é comentada...