A arte mais bela é o amor ao próximo.

sexta-feira, 6 de agosto de 2021

Missão do Artista na Terra

Giov. D'And.

Não vos orgulheis do que sabeis, pois esse saber tem limites bem estreitos no mundo e no setor artístico que atuais. Mesmo supondo que sejais uma das sumidades na Terra, não tendes nenhum direito de vos envaidecer por isso. Se nascestes num meio onde pudestes desenvolver vossa arte, as circunstâncias quiseram que fizésseis uso dela para o bem de si e de todos. Esta é uma missão que vos permitísseis, ao colocar em vossas mentes a ideia com a ajuda da qual podereis desenvolver, a vosso modo, os corações menos sensíveis e conduzi-los à verdade e a bondade.

A natureza do material, ou do imaterial, não indicam o uso que deles se devem fazer?
O pincel e a tinta para o pintor?
A sapatilha e o ritmo para a bailarina?
O cinzel e o mármore para o escultor?
A caneta e o papel para a escritora?
O instrumento musical e a melodia para o músico?
O enredo e a memória para a atriz?
A enxada que o jardineiro coloca nas mãos de seu aprendiz não lhe mostra que ele deve cavar?

E que diríeis se esse aprendiz, ao invés de trabalhar, levantasse sua enxada para denegrir sua seara? Diríeis que é horrível e ele merece ser expulso. Pois bem, assim ocorre com aquele que se serve de sua arte para destruir a ideia do bem e do bom entre seus irmãos. Ele ergue contra seu habitat a enxada que lhe foi dada para limpar o terreno. Terá assim direito ao salário prometido, ou merece, ser expulso do jardim? Do Éden? Ele o será, não há dúvida, e carregará consigo experiências miseráveis e repletas de humilhações até que se curve diante de si e empregue sua consciência à disposição da causa do amor fraternal.

A arte é rica de méritos para o futuro, desde que bem empregada. Se todos os homens talentosos dela se servissem conforme a reta e sã consciência, a tarefa dos “Trabalhadores Ocultos do Universo” seria fácil, para fazer a humanidade avançar. Infelizmente, muitos fazem dela um instrumento de orgulho e de perdição para eles próprios. O homem abusa de seu talento para a arte como de todas as suas outras capacidades e, entretanto, não lhe faltam lições para adverti-lo de que um poderoso sopro pode facilmente lhe retirar tudo aquilo que lhe deu, inclusive a intuição artística.

Releitura do texto “Missão do Homem Inteligente na Terra”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O monólogo do artista passa a estabelecer diálogo com o público quando sua arte é comentada...